terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma mostra de teatro para o público presente e o virtual



Uma mostra de teatro para o público presente e o virtual

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove de 13 a 19 de dezembro a I Mostra “Teatro Para Alguém”. Serão apresentadas, simultaneamente, para o público presente e virtual cinco webpeças selecionadas de diferentes autores, atores e diretores, reconhecidos e desconhecidos pela mídia.

Os últimos dois dias da Mostra serão dedicados às apresentações de mais duas webpeças resultantes da oficina Teatro – Inter – Cine, ministradas entre agosto e dezembro deste ano pelo grupo, sob direção de Renata Jesion. A entrada é franca e a senhas para os 40 lugares disponíveis têm que ser retiradas com 30 minutos de antecedência.

Programação
Dia 13/12, às 20hWebpeça I – Sapato e Porta-retratosAutora Luise Cohen.
Elenco Gabrielle Lopez e Guta Ruiz
Direção Yara de Novaes.
Direção de Fotografia Nelson kao
Classificação Indicativa: 14 anos

A webpeça mostra a dificuldade de duas pessoas em lidar com a infinidade de diferenças entre elas. De um lado a necessidade e dificuldade de se inserir, de se encaixar em um mercado capitalista que não serve para todos; de outro, a difícil tarefa de tentar adequar algo totalmente fora dos valores conhecidos nesse mercado.

Dia 14/12, às 20hWebpeça II – O ArthurAutor Antônio Prata.
Elenco Iara Jamrra.
Direção Renata Jesion.
Direção de Fotografia Nelson kao
Classificação Indicativa: 14 anos

A pocket-saga de um sujeito cujo pepino não foi torcido de pequenino. Trata-se da história de um delinquente, da primeira infância – quando rasga o sofá da mãe – até a maturidade, quando vai preso por ser líder do PCC. A ascensão (ou queda?) do personagem nos é narrada por sua mãe, que não acha jamais que o filho faça algo de errado.

Dia 15/12, às 20hWebpeça III – O MarceneiroAutor Anderson Vitorino.
Elenco Bruna Thedy e Herbert Bianchi.
Direção Zé Henrique de Paula.
Direção de Fotografia Nelson kao
Classificação Indicativa: 16 anos

Após a morte de sua mãe, garota se aproxima do jovem marceneiro da cidade. Eles começam um namoro que é atrapalhado por um estranho pedido da menina.

Dia 16/12, às 20hWebpeça IV – Cardápio de Soluções IndigestasAutora: Drika Nery
Elenco Gilda Nomacce e Germano Melo,
Direção Anahí Borges e Drika Nery
Direção de Fotografia Nelson kao
Classificação Indicativa: 14 anos

Uma detetive e um executivo tecem uma negociação pelo avesso, num jogo de poder onde tudo pode virar mercadoria.

Dia 17/12, às 20hWebpeça V – Parece Que Vai ChoverAutor: Eduardo Brito.
Elenco Maria Alice Vergueiro e Bianca Lopresti.
Direção Renata Jesion
Direção de Fotografia Nelson kao
Classificação Indicativa: 14 anos

Dia chuvoso. Uma visita para alguém ausente. Duas estranhas que se encontram num quarto de hospital e descobrem uma íntima e reveladora ligação.

Dia 18/12, às 20hWebpeça I – Resultado da Oficina Teatro-Inter-Cine
Não existe melancolia na América LatinaDe Paulo Oliveira, Teresa Borges e Dramaturgia coletiva
Classificação Indicativa: 14 anos

Um supermercado como cenário. Dois encontros. Duas histórias urbanas: uma em 2012, outra em 2112. Com esse formato e com a impermanência como tema, a oficina Teatro – Inter - Cine do Teatro Para Alguém apresenta os novíssimos autores Teresa Borges e Paulo Oliveira.

Dia 19/12, às 20hWebpeça I – Resultado da Oficina Teatro-Inter-Cine
Amor pelas coisas inúteis, de Flávio Amado, Teresa Borges e Dramaturgia coletiva
Classificação Indicativa: 14 anos

Nessa história uma janela serve de moldura e o próprio amor pelas coisas inúteis é o tema. Aqui a oficina Teatro – Inter Cine do Teatro Para Alguém apresenta os novíssimos autores Flavio Amado e Teresa Borges.

Teatro Para Alguém
É um grupo que pesquisa a mistura entre o teatro e o audiovisual a partir dos conceitos da Cultura Digital. Com isso, busca uma nova forma de fazer teatro onde as câmeras e projeções são integradas à criação dos espetáculos que são exibidos para o público presencial e também para o público que está online, que assiste pela internet.

A inovação do projeto consiste em desafiar os conceitos do teatro, já que trabalha com um público virtual e para os mais catedráticos, foge totalmente da clássica combinação: atores + espectadores. Passível de questionamentos, já que muitos defendem o teatro como uma forma de ritualização, e todo ritual pressupõe a presença física, indiscutivelmente, é a busca de uma nova linguagem, que interliga o cinema e o teatro.

Idealizado pela atriz e diretora Renata Jesion e pelo fotógrafo Nelson Kao, o projeto TPA exibe peças teatrais com transmissão ao vivo, pela internet, atraindo artistas de todas as áreas dispostos a experimentar essa nova linguagem. Desde jovens recém-formados em artes até escritores, diretores e dramaturgos tarimbados, como Mário Bortolotto, Antônio Prata, Antônio Petrin, José Mojica Marins, Miriam Mehler, Yara de Novaes, Maria Alice Vergueiro, Iara Jamrra, entre outros conceituados artistas.

Indicado ao Prêmio Shell e vencedor do Programa Petrobrás Cultural 2010, o grupo conta com mais de 80 webpeças e 2 webséries produzidas desde 2008, todas disponíveis no site do Grupo.

Serviço:
I MOSTRA TEATRO PARA ALGUÉMDireção geral: Renata Jesion
13 a 19/12 – quinta a quarta – 20h
Indicação: ver indicação sugerida de cada webpeça
40 lugares (retirar senhas com 30 minutos de antecedência)

Oficina Cultural Oswald de AndradeRua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704

Fonte:http://www.poiesis.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário